Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Varduhi Abrahamyan

A jovem mezzo-soprano franco-armênia Varduhi Abrahamyan vinha fazendo uma carreira meteórica, com intensa agenda nas principais casas de ópera internacionais nos últimos anos. Sobretudo na temporada 2019/20, infelizmente interrompida devido à covid-19.

Entre outras performances, Varduhi cantou ao lado de Cecilia Bartoli em “Alcina” no Teatro des Champs Elysées e na Ópera de Zurique. Uma parceria que se repetiu no “Stabat Mater” de Pergolesi em Martigny e Lugano.

Não vou estender este perfil das montagens das quais ela participou nos últimos anos. Vocês podem acessar a web e ficar sabendo de sua intensa agenda. Ela iria estrear no Metropolitan nova-iorquino encarnando o papel-título na “Carmen” de Bizet.

Enquanto não voltamos ao normal, é possível ouvi-la neste belo e diversificado álbum gravado em setembro de 2019 e recém-lançado pela Decca, em que ela faz um amplo arco histórico, tão amplo como longa foi a gloriosa carreira de Pauline Viardot no século 19, que vai de Rossini e Gluck e Meyerbeer e Gounod, passando por Saint-Saens e Brahms. Sempre acompanhada por Les Musiciens du Prince-Monaco, regidos por Gianluca Capuano.

O álbum integra uma série de gravações com curadoria de Bartoli para a Decca homenageando os 200 anos de nascimento da célebre mezzo-soprano franco-espanhola Pauline Viardot (1821-1910). E inclui uma participação de Cecilia Bartoli numa das faixas e também uma peça armênia.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.