As transcrições e arranjos possuíam uma função clara na vida musical antes do surgimento da reprodução fonográfica, na virada dos séculos 19 e 20. As pessoas ouviam sinfonias, concertos e óperas nos teatros e, para continuar a curtir em suas casas ao menos os trechos dos quais mais gostaram, tinham de recorrer às partituras.
Durante todo o século 19, a música de câmara viveu seu apogeu – pois era desta maneira, ao piano solo, ou em duos, trios, quartetos e quintetos formados por pais e filhos, que as pessoas reviviam em suas casas o que haviam compartilhado em concertos.
Este recurso perdeu seu caráter utilitário no século 20. A gravação transportava as pessoas para a sala de concertos. Claro, perdia-se a magia do clima do concerto, a união de todos curtindo grandes obras. A escuta solitária transformou-se no meio mais usual de contato com a música que envolve grandes efetivos instrumentais e/ou vocais.
Mas os músicos transformaram o que já foi um dia necessidade em uma forma requintada de expressão de sua admiração, paixão mesmo, por uma determinada obra.
É o caso do provocador CD desta semana, em que o quarteto de piano e cordas Notos propõe uma inversão. Eles tocam duas obras de Brahms: a primeira é o seu célebre quarteto para piano e cordas no. 1, opus 25. Mas, depois disso, optaram por um novo arranjo, ou transcrição, encomendado a Andreas Tarkmann, da “Sinfonia no. 3”. E colocaram como subtítulo “The Schoenberg Effect”. Ele remete à famosa orquestração que Arnold Schoenberg fez do quarteto opus 25 de Brahms, justificando que se irritava ao ouvir o piano encobrindo as cordas. Pois o Notos Quartett, integrado por Sindri Lederer ao violino; Andrea Burger à viola; Philip Graham ao violoncelo; e Antonia Koster ao piano, propõe um ato de paixão: restituir a terceira sinfonia à sua expressão mais nuclear.
Durante esta semana os ouvintes da Cultura FM pode saborear quantas vezes quiserem estas duas excelentes performances, com destaque para a ótima transcrição da terceira sinfonia para o formato quarteto de piano e cordas.
A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.
REDES SOCIAIS