Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Signum Saxophone Quartet

O Signum Saxophone Quartet nasceu em Colônia, em 2006, criado por Blaž Kemperle (sax-soprano), Hayrapet Arakelyan (sax-alto), Alan Lužar (sax-tenor) e Guerino Bellarosa (sax-barítono), Consequência natural do formato, eles trabalham muito com arranjos de peças do repertório digamos convencional, do passado, e/ou popular atual, e com encomendas a compositores contemporâneos.

Eles acabam de lançar um álbum digital pelo selo Deutsche Grammophon. “Echoes” constitui uma reflexão musical sobre o nosso presente, que compartilhamos no mundo inteiro: o de viver na pandemia do coronavirus.

Daí o título “Echoes”, Ecos. No álbum, eles misturam obras muito antigas com outras do nosso tempo. E declaram: “Nossos arranjos não pretendem ficar o mais possível próximo do som original. Melhor do que isso, tentamos capturar a ideia principal da obra e então iluminá-la com nossas próprias cores. Quando conseguimos isso, o resultado é simplesmente lindo”.

As peças foram conscientemente selecionadas em função de sua força expressiva e musicalidade intrínseca – e isso acontece em diferentes épocas históricas e de modos diferenciados entre si.

Estes dois atributos unem “Lachrimae antiquae”, de John Dowland, compositor inglês do século 16, com o célebre “Adagio” atribuído a Albinoni, mas composto por Nemo Giazotto, dois séculos depois; e ainda ao “Pie Jesu”, do Réquiem de Gabriel Fauré, das décadas finais do século 19, com a emocionante “O tempo parou”, da série de canções de amor do compositor letão Peteris Vasks, hoje com 75 anos.

Durante esta semana, os ouvintes da Cultura FM podem passear por esta que bem pode ser uma das trilhas sonoras preferenciais da pandemia em que estamos mergulhados.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.