Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Nicola Benedetti

Nicola Joy Nadia Benedetti nasceu 33 anos atrás em Irvine, na Escócia. O pai italiano e a mãe ítalo-escocesa perceberam rapidamente o talento musical da menina que aos 10 anos já estudava na Yehudi Menuhin School. Aos 11 anos solou ao lado de Alina Ibragimova o concerto duplo de Bach em Londres e Paris. Aos 16 anos ganhou o concurso BBC Young Musician of the Year.

Nos últimos vinte anos, firmou-se como uma das grandes violinistas da atualidade. Sem dúvida, no entanto, tem um sabor especial sua última façanha: fundou e lidera uma orquestra barroca com instrumentos de época, perfeita para soar ao lado de seu Stradivarius Gariel com cordas de tripa.

E como a modéstia não lhe cai bem batizou-a como Benedetti Baroque Orchestra. Um arroubo pretensioso que se perdoa numa artista de talento superior como Nicola.

No álbum de estréia, CD desta semana na Cultura FM, ela sola três concertos de Antonio Vivaldi e o concerto grosso composto por seu contemporâneo Francesco Geminiani (1687-1762) sobre o tema de “la folia” de Arcangelo Corelli, uma das melodias mais populares dos séculos 17 e 18, no qual se inspiraram praticamente todos os compositores do período. Geminiani foi aluno de Corelli. Ele compôs o concerto grosso quando já havia se mudado para Londres.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.