Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Pierre-Laurent Aimard

Pierre-Laurent Aimard nasceu na França, em Lyon, em 1957. Estudou piano com duas mestras notáveis: Yvonne Loriod, mulher e intérprete das obras de Olivier Messiaen; e Maria Curcio. Da primeira absorveu o gosto pela música contemporânea (foi pianista do Ensemble Intercontemporain do IRCAM de Pierre Boulez). Da segunda, que morreu em 2009, aos 90 anos, ele absorveu o rigor máximo na interpretação do grande repertório. Não por acaso, a Curcio, que foi aluna do grande Arthur Schnabel, deu aulas para outros grandes pianistas, como Martha Argerich, Radu Lupu, Mitsuko Uchida e Leon Fleischer.

Com estas credenciais e experiência, Aimard, hoje com 63 anos, é o intérprete ideal para construir interpretações sólidas e ao mesmo tempo pessoais de obras-primas pianísticas, como a Sonata opus 106, apelidada de “teclado de martelos”, ou “Hammerklavier”. Há algum tempo, foi premiado pela revista Gramophone por suas gravações dos concertos para piano de Beethoven.

No recente álbum Beethoven, ele interpreta a opus 106 e as Variações Eroica. Na primeira, ele enfatiza a ambição orquestral da sonata que parece não querer se conter nos limites do instrumento. Alguns críticos ouviram sons de clarinete aqui, flauta acolá, tamanho o poder de invenção deste intérprete completo e no auge de sua forma. Ao virtuosismo do movimento rápido inicial contrapõe-se o intenso adagio, exigindo um esforço titânico para soar com toda a carga emocional que Beethoven lhe atribui.

Bem, depois deste Himalaia, Aimard surfa nas Quinze Variações Eroica, que Beethoven pretendia inicialmente chamar de Variações Prometeus, porque usara nelas o tema principal da música para o balé Criaturas de Prometeus. Acontece que imediatamente depois de terminá-las, o compositor mergulhou na composição da Sinfonia Eroica, sua terceira, que usa no movimento final o mesmo tema e tece seis variações sobre ele. Era, portanto, inevitável o novo título destas variações. Detalhe: a última é uma fuga.

Durante esta semana, os ouvintes da Cultura FM podem saborear quantas vezes quiserem este álbum recém-lançado pelo selo Pentatone.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.