Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Richard Strauss

Richard Strauss foi um dos maiores contadores de histórias da história da música – sem querer fazer trocadilho mas já fazendo. A música, para ele, era um meio de contar histórias sem palavras. E que aventuras magníficas ele “contou” musicalmente em seus poemas sinfônicos que lhe deram uma popularidade excepcional nas salas de concerto do mundo inteiro.

O regente francês François-Xavier Roth é, um dos mais celebrados na atualidade por ter estendido a prática da música historicamente informada às primeiras décadas do século 20. Seus registros de obras de Ravel, Debussy e mesmo Stravinsky espantam pelo esmero em utilizar instrumentos daquele momento histórico – o que resulta em sonoridades que não costumamos associar a estas obras tão próximas de nós.

Pois Roth promove leituras arrebatadoras de “Don Quixote” e “Till Eulenspiegel”, dois dos mais populares poemas sinfônicos de Strauss. Ele conta com a preciosa colaboração de dois músicos notáveis: Tabea Zimmermann-Sancho Pança à viola e o Don Quixote encarnado por Jean-Guihen Queyras ao violoncelo. A orquestra é a de Guzernich, e o álbum insere-se numa série da orquestra dedicada a obras que ela estreou mundialmente.

Muito boa a ideia de juntar Till e Don Quixote no mesmo álbum, porque eles comungam do mesmo espírito de fantasia, humor, do burlesco—o que faz deles obras que instantaneamente seduzem qualquer plateia.

Durante esta semana os ouvintes da Cultura FM poderão saborear os deliciosos e engraçadíssimos episódios do malandro Till Eulenspiel e do Don Quixote às voltas com seus adversários imaginários, ora ovelhas, ora moinhos.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.