Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Nikolai Kapustin

O compositor russo Nikolai Kapustin é uma daquelas joias da música da era soviética que só nas últimas duas décadas começou a ser mais conhecido e ter sua música executada e gravado no chamado Ocidente. Nascido na Ucrânia em 1937, ele fez toda a sua carreira em Moscou e na União Soviética. Ganhou prêmios no Conservatório de Moscou, mas gostava mesmo é de jazz. E o que fez? Passou a escrever música que, embora posta no papel, sem improviso, soa improvisada.

O compositor morreu no ano passado, já desfrutando de certo reconhecimento internacional. Pianistas e músicos em geral começaram a prestar atenção a uma obra que é sempre acessível, porque privilegia o swing, a pulsação rítmica regular. E ao mesmo tempo oferece uma qualidade de invenção notável. Inclusive deglute formas e gêneros clássicos, como estudos, sonatas, concertos, prelúdios, fugas e variações.

Bem, falo tudo isso porque, meio por acaso, topei com um jovem pianista, chamado Daniel Crespo. Nasceu em 1993, portanto tem 27 para 28 anos. E mora em Chicago, nos Estados Unidos. Além de pianista e compositor, é webdesigner e fotógrafo. Foi o máximo que descobri sobre ele.

Pois Daniel faz com a música de Kapustin o que o ucraniano fez com a música improvisada. Daniel improvisa sobre a música escrita de Kapustin. Não sei se o compositor gostaria muito disso. Mas acontece que o resultado é bem interessante.

Por isso o escolhi como CD da Semana. O álbum tem 33 faixas. Uma execução estrita da partitura de Kapustin é sucedida por um improviso em torno dela. Parece confuso, mas é muito simples. Ele justapõe a execução fiel da partitura ao improviso, que Daniel chama de “versão alternativa”, que tece em torno da peça na sequência. Tudo separado, bem dividido.

O que me atraiu mais nesta aventura é que ele não tem vergonha de parecer menor diante de Kapustin. Uma atitude que já fica patente nas primeiras duas faixas. Na primeira, ele toca estritamente o Estudo opus 40, no. 1, um dos mais conhecidos do compositor ucraniano. Dura quase 2 minutos e meio; a faixa 2 é seu comentário improvisado, de 50 segundos.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.