O imponente conjunto das dezenas de sonatas para violino de Mozart, se ouvido cronologicamente, conta uma história maravilhosa, a da sua emancipação em relação ao instrumento de teclado (cravo e depois piano). As primeiras quatro sonatas, por exemplo, compostas por Mozart aos 8 anos em Paris, previam originalmente só o cravo, mas o garoto escreveu um acompanhamento de violino optativo que apenas duplica a mão direita do teclado, só para agradar ao costume parisiense naquele momento. As derradeiras são verdadeiros e esplêndidos duos concertantes, segundo o pesquisador francês Antoine Mignon.
É a esta viagem musical maravilhosa que nos convida o duo formado por dois músicos notáveis: ao violino, Cláudio Cruz, ao piano, Olga Kopylova. É um projeto para dois anos, que incluirá as fases infantil e madura de Mozart. Ao todo, 36 obras distribuídas em vários álbuns. O primeiro, recém-lançado pela Azul Music e já disponível nas plataformas digitais, enfoca as primeiras seis sonatas da maturidade, que Mozart compôs em 1778, catalogadas como K. 301 a 306, depois de ter se impactado ao conhecer seis “duetos” para piano e violino de Schuster. Elas levam o apelido “palatinas” porque foram dedicadas à eleitora palatina.
Curiosidade: as primeiras cinco possuem apenas dois movimentos, apenas a sexta. K. 306, tem três. É muito saudável que músicos brasileiros gravem este tipo de repertório camerístico, muito atraente para todos os tipos de público. Melhor ouvir as sonatas por dois músicos que o público vê com frequência nos palcos brasileiros e conhece bem. Isso cria uma cumplicidade necessária ao fortalecimento da vida musical brasileira.
“O estilo de Mozart é conhecido pela clareza e brilho das ideias, melodias simples e facilmente assimiladas, leveza de texturas e virtuosismo. Claudio é um músico excepcional, com quem tenho absoluta confiança em dividir esse projeto”, conta a pianista Olga Kopylova..
A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.
REDES SOCIAIS