Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet
Reprodução da Internet Stephen Sondheim

O mundo chora a morte do letrista e compositor norte-americano Stephen Sondheim, aos 91 anos, no último dia 28 de novembro. Numa das 9dezenas de obituários escritos por especialistas no gênero essencialmente norte-americano do teatro musical da Broadway, alguém lembrou que “Leonard Bernstein e Stephen Sondheim merecem uma biografia conjunta”. E argumenta: “Reconhecidamente duas das mais inovadoras figuras do musical norte-americano do pós-guerra, eles se conheceram em 1955, quando Sondheim foi contratado para escrever as letras das canções de “West Side Story”, e permaneceram amigos até o final da vida do maestro, em 1990”.

Na verdade, após a miraculosa aventura conjunta em “West Side Story”, quando Sondheim tinha apenas 25 anos, em 1955 (o musical estreou em 1957), eles se descolaram profissionalmente. Bernstein criou no total quatro musicais, mas Sondheim afirmou-se não só como letrista, mas como compositor consumado. Ele mesmo, aliás, considerava-se mais compositor do que letrista.

Escolhi um álbum de 1994 para mostrar estas afinidades artísticas entre os dois e relembrar a incrível qualidade de invenção destes dois grandes criadores musicais. A cantora australiana Marina Prior gravou naquele ano um álbum intitulado “Somewhere – the songs of Sondheim & Bernstein”, acompanhada pela orquestra sinfônica de Melbourne. Ela intercala gemas de “West Side Story” com obras-primas posteriores de Sondheim, como “Send in the Clowns”, seu maior sucesso, do musical
“A Little Night Music”, de 1973.

Vocês sabem que a melhor maneira de homenagear um compositor é ouvir sua música. Por isso, o CD desta semana na Cultura FM convida você a um passeio pelas grandes canções de Sondheim, entremeadas de sua primeira parceria no reino dos musicais, em 1955, como letrista em “West Side Story”, de Bernstein.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.