Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da Internet/Foto de Jean Baptiste Millot
Reprodução da Internet/Foto de Jean Baptiste Millot Justin Taylor

A família Bach talvez seja o exemplo modernamente mais conhecido de uma característica bastante comum na Europa do século 18: as gerações de músicos se sucediam, o mesmo sobrenome continuava atuante. Há ao menos um caso que só evoca um músico, o de Rameau, nome completo Jean Philippe Rameau. Ele nasceu em 1683 mas construiu sua carreira gloriosa durante o século 18, até sua morte em 1764. Viveu 80 anos, muito além da idade média daquele período histórico, em torno dos 35 anos. Foi importante pela música mas também como teórico da música essencial.

Um jovem cravista, Justin Taylor, pesquisou se houve outros músicos de sobrenome Rameau, após Jean-Philippe. E descobriu que seu filho Claude-François e seu sobrinho Lazare Rameau foram músicos. Inteiramente eclipsados pelo pai e tio famoso.

Às vezes me pergunto se este tipo de álbum é resultado apenas de um truque de marketing, um meio de “aparecer” no tsunami de lançamentos que atualmente, no mundo digital, nem se pode quantificar. Neste caso, por mais que tenha se esforçado, Taylor só descobriu uma peça de Claude-François, “La Forqueray”, e a sonata no. 1 em mi maior de Lazare Rameau. Claro que o Rameau famoso domina o álbum. Taylor ainda trocou o cravo de dois teclados do Castelo de Assas, do século 18, por um piano Érard de 1891 do Museu da Música de Paris para tocar a homenagem de Claude Debussy, já no século 20, a Rameau.

Resumindo: de Claude-François, 3 minutos de música, um minueto e “La Forqueray”; de Lazare, a Sonata de 4 minutos; Jean-François Forqueray se responsabiliza por 9 minutos de variações sobre o tema “Les Sauvages”, composto pelo Rameau famoso – que preenche com sua música extraordinária o restante do álbum, até a cereja final, a “Hommage à Rameau”, de Debussy

Mas vale muito a pena a audição deste álbum. Primeiro, porque Justin Taylor é um excepcional cravista. E depois porque a música de Rameau, o famoso, é sempre memorável, e talvez menos tocada e ouvida do que merece.

Por isso o escolhi como o CD desta semana na Cultura FM.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.