Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação Disco Esquina de São Paulo de Danilo Brito e João Luiz

O bandolinista Danilo Brito não parou de fazer o que mais gosta – música -- nestes tempos pandêmicos que vivemos desde 2020, ano em que lançou o belíssimo álbum “Nosso Brasil”, com o pianista André Mehmari. Uma parceria rara entre dois músicos completos, que alternaram composições próprias com gemas de Pivxinguinha, Garoto, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth e Tia Amélia.

Agora Danilo junta-se a outro craque das cordas, o violonista João Luiz, que conquistou prestígio internacional no duo João Luiz e Douglas Lora. O Duo bandolim-violão acaba de lançar o álbum “Esquina de São Paulo”. Com certeza, uma referência quase explícita às famosas “valsas de esquina” de Francisco Mignone. E já se afirma como uma daquelas parcerias excepcionais da música brasileira sem rótulos.

João Luiz já tocou com superstars como o violoncelista Yo-Yo Ma, Egberto Gismonti, o compositor cubano Leo Brouwer e os Assad, pai e filha, Sérgio e Clarice. Radicado nos Estados Unidos, em Nova York, é diretor de música de câmara do CUNY Hunter College.

Danilo traz para a parceria a chama atemporal do choro. Não custa lembrar que o choro, o blues e o jazz possuem parentescos inegáveis, como formas de origem africana que se transfiguraram nas Américas.

Ambos se conhecem há muito tempo, desde 2004, quando participaram do Prêmio Visa de Música Popular Brasileira. Mais de uma década depois, em 2017, tocaram juntos no Lincoln Center em Nova York. “A energia foi tão boa”, diz Danilo, “que emendamos numa turnê no ano seguinte”. As nove faixas do álbum já estavam na primeira apresentação do duo em Nova York, só que agora com novos arranjos de João Luiz. A gravação aconteceu em 2018 em Nova York, mas só agora é comercialmente lançada.

Durante esta semana, os ouvintes da Cultura FM podem saborear quantas vezes quiserem este álbum delicioso, que faz pairar, subjacente, a melancolia tão característica do choro, mas sem perder a alegria de fazerem música juntos.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.