Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Lars Roos

O pianista é muito pouco conhecido, e dois dos cinco compositores que ele toca no álbum do selo Caprice também: os suecos Karl Wilhelm Eugen Stenhammar e Hans Eklund. Portanto, estamos diante de uma viagem musical de descobertas, alternando-se com obras e compositores conhecidos, como Mozart, Liszt e Paul Hindemith.

Este é o CD desta semana na Cultura FM. O pianista chama-se Lars Roos, nasceu na cidade de Dalecardia, na Suécia em 18 de agosto de 1945, imediatamente após o término da Segunda Guerra Mundial. Estudou na Academia Real Sueca. Ao vê-lo tocar, o lendário maestro sueco Herbert Blomstedt, hoje com 94 anos e em plena atividade, ofereceu-lhe uma bolsa para estudar na Juilliard School em Nova York. Blomstedt posteriormente faria história à frente da Orquestra de São Francisco e Roos se fixaria em definitivo nos Estados Unidos, onde também estudou com o pianista cubano Jorge Bolet. Já com carreira consolidada, Roos teve a chance de fazer turnês por onze anos com a lendária soprano sueca Birgit Nilsson por toda a Europa e Ásia.

Em seu álbum de piano solo lançado no final de 2021 Roos toca a “Sonata no. 17 em si bemol maior, K. 570” de Mozart, a “Rapsódia Húngara no. 6” de Franz Liszt, e peças de dois compositores do século 20: o sueco Hans Eklung, nascido em 1927 e morto em 1999, e Paul Hindemith (1895-1963).

Mas possivelmente a peça mais interessante, como descoberta, é “Noites do fim do Verão”, assinada por um dos mais influentes compositores suecos, nascido em Estocolmo em 1871 e morto em 1927. Ele estudou piano Richard Andersson, ex-aluno de Clara Schumann. Compôs a primeira de suas três sonatas para piano a partir de 1890. O título despretensioso da suíte “Noites do fim do Verão” não significa música ligeira. Ao contrário, é música exigente, do ponto de vista técnico, e artisticamente ambiciosa. Foi composta em 1900, mas publicada 14 anos depois.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.