Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Duo Siqueira Lima

O Duo Siqueira Lima comemora 20 anos de carreira lançando um lindo álbum inteiramente dedicado a gravações de obras de compositores brasileiros, como Marco Pereira, Sérgio Assad, João Luiz, Guinga, Paulo Bellinati, Geraldo Pereira e Elodie Bouny.

Os dois violonistas – Cecília Siqueira uruguaia, Fernando Lima, brasileiro – conheceram-se como competidores no II Concurso Internacional de Violão de Caxias do Sul, em julho de 2001, no Pró-Música SESC. Dividiram o primeiro lugar.e a vida também, como conta Sérgio Assad no texto do encarte do álbum, que é o CD desta semana na Cultura FM: “Cecília e Fernando são um exemplo de um encontro extraordinário que deu certo em todos os níveis. Eles se conheceram em um concurso de violões, competindo entre si, e acabaram se unindo tanto musical quanto espiritualmente para se tornar um dos melhores duos de violões do mundo na atualidade”. Um elogio importante, vindo de um dos maiores violonistas brasileiros.

Desse modo, o Duo Siqueira Lima, que já realizou expressivos arranjos de obras como as “Bachianas Brasileiras no. 4”, de Villa-Lobos e também de criações de Dominguinhos, agora convocou compositores a criarem obras inéditas para este álbum. Fernando classifica a empreitada como “muito especial, porque chega um momento em que é muito importante, na carreira de qualquer músico, trazer uma contribuição para o repertório. É uma honra muito grande contribuir de maneira significativa para o repertório de dois violões”.

De “Ekate”, de Marco Pereira, às “Três cenas brasileiras no. 2” de Sérgio Assad e à “Sonata para dois violões” de de João Luiz, o álbum combina interpretações de alto nível com criações que com certeza permanecerão clássicas no repertório de violonistas mundo afora. Destaque também para “Café Vinillo” de Guinga, a “Chacona” de Paulo Bellinati e “Canção para uma pessoa viva”, de Geraldo Ribeiro.


A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.