Ouça o álbum completo:
Nestes dias de turbulência e guerras abertas no Oriente Médio, é urgente que a arte se contraponha, sinalizando que a paz ainda é e deve permanecer eternamente sobre nós neste judiado planeta Terra.
Por isso, escolhi como CD desta semana na Cultura FM o 24º. volume do projeto ‘Brasil em Concerto”, idealizado pelo diplomata Gustavo de Sá. Nos últimos cinco anos, mais de duas dezenas de álbuns com música sinfônica brasileira foram lançados no mercado internacional pela Naxos e no Brasil pelo selo Clássicos. As gravações são de referência, partituras foram editadas. E isso só quer dizer o seguinte: nossa música orquestral está circulando efetivamente no planeta. No total, serão 100 obras sinfônicas dos séculos 19 e 20 que passam a circular, a serem ouvidas.
Sei que é coincidência, mas é maravilhoso que o lançamento deste álbum que contém as principais composições do compositor amazonense, nosso maior sinfonista, tenha como núcleo central a defesa da paz e aconteça neste momento histórico.
As composições de Santoro pertencem basicamente à década de 50, quando ele praticou o chamado nacionalismo musical. Aqui estão o “Canto de Amor e Paz”, as sinfonias n°4 e 6, o “Choro Concertante” para sax-tenor e orquestra, e a “Fantasia para violino e orquestra,, tendo como solista o nosso parceiro de Cultura FM Emmanuele Baldini. Os atores principais do álbum são o maestro Neil Thomson e a Filarmônica de Goiás, responsáveis pela qualidade musical das performances.
REDES SOCIAIS