Ouça o programa completo!
Os anos 70 foram definitivamente um dos períodos maior pluralidade e criação na história da música mundial, seja no rock progressivo, gênero que surgiu na Inglaterra no final da década de 60; o movimento Punk, com os seus ideais anarquistas, e já no final nos anos 70, surge também a Era Disco.
O início dessa mesma década também foi marcado pelas despedidas precoces de Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison, ambos com 27 anos de idade; o fim dos Beatles e a morte de Elvis Presley.
No Brasil, a década conhecida como “milagre econômico”, que na verdade resultou numa maior desigualdade de renda e grande dívida externa, foi um dos períodos mais conturbados da ditadura militar. O governo de Garrastazu Médici, considerado o período de maior repressão e de forte censura em todos os meios artísticos e de comunicação, obriga às pessoas contrárias ao regime, a deixarem o país, como exemplo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Raul Seixas, Glauber Rocha e Oscar Niemeyer.
Apesar das dificuldades políticas da época, os anos 70 eternizaram nomes da música popular brasileira. É nesse período que Cartola, Tim Maia, Djavan e Belchior lançam os seus álbuns de estreia.
Nesta edição, o “Contraponto” destaca os seguintes lançamentos de 1972:
- Jorge Ben - Ben
- Novos Baianos - Acabou Chorare
- Paulinho da Viola - Dança da Solidão
- Erasmo Carlos - Sonhos e Memórias
- Lô Borges – Lô Borges (1972)
- Mutantes - Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets
- Clube da Esquina
- Caetano Veloso - Transa
- Elis Regina – Elis (1972)
- Gilberto Gil - Expresso 2222
- Tim Maia (1972)
- Rita Lee - Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida
- Arthur Verocai - Arthur Verocai
Contraponto com apresentação do produtor musical João Marcello Bôscoli vai ao ar toda quarta, às 17h e tem reapresentação aos sábados 11 da manhã. Ouça nos 77,9 FM ou 1200 AM de São Paulo, no site culturabrasil.com.br ou no aplicativo Cultura Digital!
REDES SOCIAIS