Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução Warner Classics
Reprodução Warner Classics Han-Na Chang

Ouça o Programa Completo:


O Concerto para violoncelo n°1 de Shostakovich foi escrito em 1959 para Mstislav Rostropovich, que o estreou regido por Evgeny Mravinsky. Os mesmos intérpretes foram responsáveis pela primeira gravação da obra.
Já no primeiro movimento, Shostakovich apresenta o tema do concerto com notas que formam as iniciais de seu nome e sobrenome dentro do padrão de notação alemão. No último movimento um pequeno protesto, o compositor distorce o tema de Suliko, canção que era a favorita de Stalin, criando assim uma caricatura do regime.
Para este programa, Baldini escolheu as interpretações da violoncelista argentina Sol Gabetta, mais pesada e formal, e da sul-coreana Han-Na Chang que toca de maneira mais emotiva e dinâmica.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Domingo, ás 13h e reprisado aos sábados, as 22h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.