Ouça o Programa Completo:
Escrito em plena Segunda Guerra, o Trio para piano, violino e violoncelo n. 2, Op. 67, de Shostakovitch, foi dedicado à memória do polímata russo Ivan Sollertinsky, amigo do compositor, morto em fevereiro de 1944. A peça em 4 movimentos teve sua estreia em Leningrado em novembro daquele ano.
“É uma obra cheia das atmosferas sombrias e trágicas, e por incrível que possa parecer, justamente por esse seu lado pessimista e dramático, foi banida pelas autoridades soviéticas após a estreia, permanecendo não publicada até a morte do seu criador”, introduz Baldini. “Contudo, sua potência e seu impacto dramático, uma vez que terminaram os obstáculos políticos, construíram um grande futuro para essa composição, que é hoje uma das mais importantes do repertorio para trio”, esclarece.
Nesta audição, uma gravação histórica com o compositor ao piano, David Oistrakh, ao violino, e Milos Sadlo, ao violoncelo. Em contraponto, a versão de Martha Argerich, Renaud Capuçon e Edgar Moreau.
O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS