Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet O compositor Dmitri Shostakovtch

Ouça o Programa Completo:


Escrito em plena Segunda Guerra, o Trio para piano, violino e violoncelo n. 2, Op. 67, de Shostakovitch, foi dedicado à memória do polímata russo Ivan Sollertinsky, amigo do compositor, morto em fevereiro de 1944. A peça em 4 movimentos teve sua estreia em Leningrado em novembro daquele ano.
“É uma obra cheia das atmosferas sombrias e trágicas, e por incrível que possa parecer, justamente por esse seu lado pessimista e dramático, foi banida pelas autoridades soviéticas após a estreia, permanecendo não publicada até a morte do seu criador”, introduz Baldini. “Contudo, sua potência e seu impacto dramático, uma vez que terminaram os obstáculos políticos, construíram um grande futuro para essa composição, que é hoje uma das mais importantes do repertorio para trio”, esclarece.
Nesta audição, uma gravação histórica com o compositor ao piano, David Oistrakh, ao violino, e Milos Sadlo, ao violoncelo. Em contraponto, a versão de Martha Argerich, Renaud Capuçon e Edgar Moreau.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.