Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Retrato do compositor Jean Sibelius de autoria de Eero Järnefelt, 1892

Ouça o Programa Completo:


Jean Sibelius, “o grande gênio”, contava com 33 anos quando escreveu sua primeira sinfonia. Na ocasião, a Finlândia passava por um momento difícil, pois o czar russo estava progressivamente limitando os direitos fundamentais do povo finlandês. “A maneira de resistir do povo não foi por meio de armas, ou pelo menos não com armas convencionais – eles lutaram através da Cultura, da Arte, criando e difundindo uma poética própria, e tendo em Sibelius (que não era absolutamente um militante político) um dos maiores expoentes”, diz o violinista e maestro Emmanuele Baldini.

Baldini percebe uma certa dificuldade em tratar da figura do compositor, ainda mais de sua música. “De uma certa forma, há um mistério na maneira como ele escreve, um mistério em sua linguagem que não é certamente fácil, porém possui um impacto muito poderoso quando bem tocada”.