Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução da internet
Reprodução da internet Antonio Meneses no Concurso Internacional Tchaikovsky 1982 (reprodução da internet)

Ouça o Programa Completo:


Num relato bastante pessoal, Baldini inicia o programa contando que “No dia 6 de julho de 2022, acordei ao som de Tchaikovsky e de suas ‘Variações Rococó’. O vídeo antigo mostrava um jovem violoncelista de óculos e com os cabelos encaracolados, o violoncelista era Antônio Meneses, o ‘nosso’ Meneses!

No dia anterior, no estádio Sarriá em Barcelona, uma das melhores Seleções de todos os tempos acabava de sair da copa do mundo vencida por uma Itália da qual nem os italianos mais fervorosos apostavam. E acreditem ou não, um italianinho de 11 anos chorou junto com os milhões de brasileiros, pois ao longo dos primeiros jogos daquela Copa eu também tinha me apaixonado por esta seleção. E sim, chorei, enquanto meus pais comemoravam.

Mas o Brasil, derrotado tristemente no futebol, ganharia no dia seguinte um ouro que brilha até hoje. Antônio Meneses receberia, naquele 6 de julho de 1982, a medalha de ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou, que o lançaria no panorama internacional como um dos violoncelistas mais importantes do mundo”.

Além de Antônio Meneses, o programa conta com outros mitos do violoncelo como Jacqueline Du Pré e Mstislav Rostropovitch.

O programa Contrastes, com apresentação de Emmanuele Baldini, vai ao ar todo Sábado, às 22h e todo Domingo, às 13h pela Rádio Cultura FM de São Paulo, 103,3 e no aplicativo Cultura Digital.