Outros carnavais
As manifestações desta festa popular na música de concerto
02/03/2025 14h00
Ouça o programa completo:
Carnaval é o tema desta edição de Contrastes, Emmanuele Baldini salienta na abertura do programa que “certamente o Carnaval aqui no Brasil tem um valor cultural e folclórico importantíssimo, independentemente do gosto de cada um, mas na música há outros carnavais, bem diferentes daquele conhecido por essas latitudes”.
A primeira obra apresentada é a “Abertura Carnaval Op.92” de Antonin Dvorák, peça que faz parte de uma trilogia sobre a natureza, a vida e o amor, sendo esta abertura a representação da vida, vibrante e extrovertida.
Robert Schumann, foi outro compositor que imaginou um carnaval a sua maneira, com a presença de figuras reais e imaginárias, algumas inclusive bem conhecidas, como Chopin, Paganini, personagens como o Arlequim, Eusebius e figuras misteriosas, como Coquette (ao que parece inspirado no criado da casa do pai de Clara Schumann), Chiarina (uma alusão à própria Clara), ou ainda Estrella, que seria Ernestina von Fricken, aluna de Schumann.
Já Niccolò Paganini escolheu outro caminho, no lugar de personagens, criou variações sobre um tema popular. Assim, “O carnaval de Veneza” de Paganini gira em torno do tema da canção “O mamma, mamma cara”, a cada variação o compositor imprime um caráter diferente ao tema.
Encerra o programa a audição integral de “O Carnaval dos animais”, de Camille Saint-Säens, obra lúdica e divertida que o compositor escreveu como uma brincadeira para divertir os amigos durante suas férias na Áustria. A suíte faz citações que remetem à Rameau, Berlioz, Mendelssohn e Offenbach. Conta com momentos divertidos, mas também belos como em O Cisne, sua cena mais conhecida. A gravação apresentada conta com Yuja Wang e David Fung (pianos) e Orquestra Sinfônica de Los Angeles, regida por Gustavo Dudamel.
REDES SOCIAIS