De volta 'pra' casa

Em “A República das Milícias”, Bruno Manso mostra ascensão das organizações criminosas

Livro traça panorama dos esquadrões da morte à eleição de Jair Bolsonaro


26/10/2020 18h47

Ouça a entrevista com o jornalista Bruno Manso!


Dos esquadrões da morte dos anos 1960 ao assassinato de Marielle Franco, o livro "A República das Milícias: Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonarista" , lançado pela editora Todavia, explora o contexto nacional que serviu de palco para a eleição do presidente Jair Bolsonaro em 2018.

O autor e jornalista Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP, participou do De Volta 'Pra' Casa e falou sobre a publicação. Segundo ele, a obra discute a percepção que fomentou a formação das milícias, de que "a violência, ao invés de um problema, pode ser uma solução para a imposição da ordem”.

Manso também comentou um estudo que revelou que as milícias controlam 57% da cidade do Rio de Janeiro. Para o jornalista, a região está em uma situação de guerra: “O grande desafio das instituições democráticas é levar liberdade, estado de direito, leis”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda à sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças