De volta 'pra' casa

Livro narra a trajetória do pernambucano Heraldo do Monte

"As cordas livres de Heraldo do Monte" é acompanhado de partituras e uma coletânea em CD


22/01/2021 20h20

Ouça a entrevista com Ivan Vilela!


O compositor e instrumentista pernambucano Heraldo do Monte ganhou uma publicação em homenagem à sua extensa carreira, tão importante para a música brasileira. Lançado pelo Instituto Çarê, o livro "As cordas livres de Heraldo do Monte" apresenta a história do músico e a maneira como ela se confunde com a própria história da guitarra elétrica no Brasil.

Em entrevista ao De Volta ‘Pra’ Casa, o violeiro Ivan Vilela, coordenador geral e diretor artístico do projeto, contou que a inspiração para a publicação foi a vontade de dar visibilidade a grandes músicos brasileiros. A obra é a primeira da série Brasil de Dentro, para sistematizar, editar e difundir para as novas gerações o trabalho de compositores nacionais.

Ao falar sobre Heraldo, Vilela destacou o pioneirismo em diversos momentos. O músico introduziu a viola de dez cordas na música popular brasileira e, como guitarrista, desenvolveu uma linguagem de improvisação com referências sonoras.

“Ele desenvolveu uma obra muito autêntica”, disse Vilela. "Uma obra com uma cara muito brasileira, ligada com a região de origem dele que é o Pernambuco, que é o nordeste”, completou.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda à sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF