De volta 'pra' casa

Fundador da Anvisa avalia MP que acelera aprovação de vacinas contra Covid-19

Segundo Gonzalo Vecina Neto, texto impossibilita análise de segurança e eficácia


08/02/2021 15h11

Ouça a entrevista com Gonzalo Vecina Neto!


O sanitarista Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, participou do De Volta ‘Pra’ Casa na última sexta-feira (5) e falou sobre a Medida Provisória que dá 5 dias para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizar o uso de vacinas contra Covid-19 que receberam aval de autoridades internacionais.

De acordo com Vecina Neto, o Fundo Russo de Investimentos Diretos, responsável por financiar a Sputnik V, está criando “um jogo mercadológico” para expandir as vendas. “Isso vai destruir a Anvisa e vai trazer consequências para a indústria farmacêutica nacional”, afirmou.

Para o especialista, trata-se de “uma confusão absolutamente desnecessária” e a MP deve ser derrubada. Ele lembrou que o avanço da vacinação no Brasil depende da exportação de insumos chineses. “Basta haver uma regularidade na entrega dos IFAs pela China. Havendo essa regularidade, Fiocruz e Butantan darão conta do recado”, finalizou.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda à sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF