De volta 'pra' casa

Fundador da Anvisa avalia MP que acelera aprovação de vacinas contra Covid-19

Segundo Gonzalo Vecina Neto, texto impossibilita análise de segurança e eficácia


08/02/2021 15h11

Ouça a entrevista com Gonzalo Vecina Neto!


O sanitarista Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, participou do De Volta ‘Pra’ Casa na última sexta-feira (5) e falou sobre a Medida Provisória que dá 5 dias para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizar o uso de vacinas contra Covid-19 que receberam aval de autoridades internacionais.

De acordo com Vecina Neto, o Fundo Russo de Investimentos Diretos, responsável por financiar a Sputnik V, está criando “um jogo mercadológico” para expandir as vendas. “Isso vai destruir a Anvisa e vai trazer consequências para a indústria farmacêutica nacional”, afirmou.

Para o especialista, trata-se de “uma confusão absolutamente desnecessária” e a MP deve ser derrubada. Ele lembrou que o avanço da vacinação no Brasil depende da exportação de insumos chineses. “Basta haver uma regularidade na entrega dos IFAs pela China. Havendo essa regularidade, Fiocruz e Butantan darão conta do recado”, finalizou.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda à sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças