De volta 'pra' casa

Brasil assiste “ciclo de retaliações institucionais", segundo jurista

Oscar Vilhena discorreu sobre a CPI da Covid-19 e o impacto na relação entre os poderes


14/04/2021 18h59

Ouça a entrevista com Oscar Vilhena!


O jurista Oscar Vilhena, professor de Direito Constitucional da Escola de Direito da FGV-SP, participou nesta terça-feira (13) do De Volta ‘Pra’ Casa e analisou a criação da CPI da Covid-19 e o impacto na relação entre os Poderes.

Entre domingo (11) e segunda-feira (12), foram divulgados áudios de uma conversa entre o presidente Jair Bolsonaro e o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Na gravação, Bolsonaro fala sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito e sugere mudar o foco da investigação, para que não o prejudique.

Vilhena classificou o áudio como “muito grave”, pois se trata de uma intimidação. “O que estamos assistindo, algo que talvez tenhamos visto entre 2016 e 2018, é um certo ciclo de retaliações institucionais, ou seja, autoridades institucionais usam as suas prerrogativas com o objetivo de, em alguma medida, ferir outras autoridades institucionais ou outras instituições”, avaliou.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda à sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF