De volta 'pra' casa

Pesquisadora analisa conflito árabe-israelense

Para Natália Gondim, é preciso posicionamento do governo israelense contra o embate


11/05/2021 17h59

Ouça a entrevista com Natália Godim!


Nesta segunda-feira (10), o De Volta ‘Pra’ Casa convidou a professora Natália Gondim, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio, para analisar os últimos acontecimentos no conflito árabe-israelense.

No início desta semana, o Hamas lançou foguetes contra Israel após confrontos entre manifestantes palestinos e policiais israelenses em Jerusalém deixarem centenas de feridos. O país respondeu com ataques aéreos que deixaram pelo menos 20 mortos.

Natália lembrou que o conflito entre palestinos e israelenses é antigo, e carrega marcas históricas, além de questões políticas e econômicas recentes: “Uma crise mais ampla de democracia disfuncional de Israel que vem batalhando para tentar se consolidar, e a gente vê também um movimento do Benjamin Netanyahu para aderir um pouco mais a pautas da extrema direita, o que tem causado atritos com a comunidade árabe”, explicou.

Segundo a especialista, os movimentos da Organização das Nações Unidas são apaziguadores, mas, ainda assim, é preciso que o governo israelense se posicione. “Existe de forma interna a capacidade de transformação”, disse.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF