Representante do Banco Central explica segunda fase do Open Banking no Brasil
nova ferramenta padroniza política de compartilhamento de dados
13/08/2021 18h37
Ouça a entrevista com Diogo José Sousa da Silva!
A segunda fase do open banking no Brasil entrou em vigor nesta sexta-feira (13). Agora, os clientes poderão solicitar o compartilhamento de dados cadastrais e informações sobre transações e serviços contratados em instituições financeiras.
Em entrevista ao De Volta 'Pra' Casa, o chefe de divisão do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central, Diogo José Sousa da Silva, destacou que a nova tecnologia é um movimento global. "O cliente tem estado no controle das suas informações pessoais, é mais exigente neste contexto de digitalização de serviços financeiros", afirmou.
Segundo ele, o Open Banking padroniza a política de compartilhamento de dados dos bancos. Silva explicou que, na prática, quando o consumidor "quiser contratar algum serviço e tiver a opção de buscar os dados de uma outra instituição, poderá conceder esse tipo de autorização".
O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS