"Não há nenhum sinal de moderação", afirma Carlos Gustavo Poggio sobre Talibã
Para o especialista, grupo parece mais pragmático do que no passado
20/08/2021 17h33
Ouça a entrevista com Carlos Gustavo Poggio!
A crise humanitária no Afeganistão continua e pressiona lideranças como o presidente americano, Joe Biden. O doutor em Relações Internacionais Carlos Gustavo Poggio, professor da FAAP, participou do De Volta ‘Pra’ Casa nesta quinta-feira (20) para analisar a situação do país.
O especialista ponderou que ainda é difícil projetar o futuro, mas afirmou que, apesar das declarações do Talibã tentarem acalmar a comunidade internacional, "não há nenhum sinal de moderação". Poggio destacou também que houve avanços e o grupo pode encontrar alguma resistência: "A sociedade afegã de hoje não é exatamente a mesma de quando o Talibã foi derrubado, em 2021".
Sobre a aproximação da China, o acadêmico pontuou que Pequim tem interesses bastantes claros, entre eles, “tentar deslegitimar a liderança americana perante o mundo".
O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS