De volta 'pra' casa

"Não há nenhum sinal de moderação", afirma Carlos Gustavo Poggio sobre Talibã

Para o especialista, grupo parece mais pragmático do que no passado


20/08/2021 17h33

Ouça a entrevista com Carlos Gustavo Poggio!


A crise humanitária no Afeganistão continua e pressiona lideranças como o presidente americano, Joe Biden. O doutor em Relações Internacionais Carlos Gustavo Poggio, professor da FAAP, participou do De Volta ‘Pra’ Casa nesta quinta-feira (20) para analisar a situação do país.

O especialista ponderou que ainda é difícil projetar o futuro, mas afirmou que, apesar das declarações do Talibã tentarem acalmar a comunidade internacional, "não há nenhum sinal de moderação". Poggio destacou também que houve avanços e o grupo pode encontrar alguma resistência: "A sociedade afegã de hoje não é exatamente a mesma de quando o Talibã foi derrubado, em 2021".

Sobre a aproximação da China, o acadêmico pontuou que Pequim tem interesses bastantes claros, entre eles, “tentar deslegitimar a liderança americana perante o mundo".

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças