De volta 'pra' casa

“A saúde é um bem público, seja prestada por quem for”, afirma Gonzalo Vecina sobre caso Prevent Senior

Para o sanitarista, ANS e Vigilância Sanitária têm que tomar providências


17/09/2021 19h15

Ouça a entrevista com Gonzalo Vecina Neto!


A audiência da CPI da Covid com o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, foi adiada após o depoente não comparecer. A comissão investiga se o plano de saúde ocultou mortes de pacientes que participaram de um estudo realizado para testar a eficácia da hidroxicloroquina associada à azitromicina para tratar Covid-19.

O sanitarista Gonzalo Vecina Neto, professor da Escola de Saúde Pública da USP e ex-presidente da Anvisa, pontuou que a distribuição do “kit covid” pela operadora já era de conhecimento geral, o que não se sabia era que “eles tinham feito pesquisa sem colocar a Comissão de Ética e Pesquisa a par”.

Segundo o especialista, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Vigilância Sanitária têm que tomar providências. “A saúde não é privada, seja prestada por quem quer que seja prestada, a saúde é um bem público”, afirmou.

Vecina Neto falou também sobre a decisão do Ministério da Saúde de recomendar a suspensão da vacinação de adolescentes. “O ministro [Marcelo Queiroga] deveria dizer claramente o que está acontecendo. E o que está acontecendo? Falta vacina, ponto, só isso”, avaliou o médico.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças