De volta 'pra' casa

“A política econômica no Brasil está sendo improvisada”, diz consultor

Alexandre Schwartsman fala sobre aumento da Selic e do IOF e reflexo do caso Evergrande na bolsa


21/09/2021 18h20

Ouça a entrevista com Alexandre Schwartsman!


No De Volta Pra Casa desta segunda-feira (20), o economista Alexandre Schwartsman conversou com Alexandre Machado sobre a queda da bolsa diante da dívida de US$ 300 bilhões da Evergrande, a segunda maior incorporadora do mercado imobiliário da China. Segundo Schwartsman, a crise da empresa mostra sinais de instabilidade do setor da construção civil, que representa cerca de 30% do PIB chinês.

“É uma semana não muito auspiciosa para o Brasil”, disse o consultor, mencionando a provável alta da taxa de juros para controlar a inflação. Sobre a performance do governo, ele afirmou que a política econômica brasileira está sendo improvisada, sem nenhum plano condutor.

Ao comentar a repercussão negativa do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para turbinar o Bolsa Família, o economista lembrou que não é permitido alterar o valor do benefício em ano eleitoral. “Um drible na legislação eleitoral para aumentar as chances do presidente da República em 2022. [...] Não é o interesse do país que está em jogo, são interesses muito particulares”, avaliou.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF