De volta 'pra' casa

“Não dá para dar calote nessas despesas", diz Felipe Salto sobre precatórios

Diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal analisa atraso no pagamento das dívidas


23/09/2021 19h59

Ouça a entrevista com Felipe Salto!


Nesta terça-feira (21), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que o governo desistiu de parcelar os precatórios e fixará um limite para os pagamentos no ano que vem. O diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal, Felipe Salto, participou do De Volta Pra Casa desta quarta-feira (22) e alertou que “não dá para dar calote nessas despesas".

O economista explicou que os precatórios são dívidas da União definidas pela Justiça, resultado de processos movidos por servidores aposentados ou trabalhadores do setor privado para o reconhecimento de benefícios, por exemplo.

Salto pontuou ainda que, quando o orçamento aperta, a reação é empurrar as despesas para frente, o que é preocupante. “Seria uma pedalada constitucionalizada, porque mudaria a Constituição para resolver um problema de curto prazo e continuar sinalizando que está cumprindo a regra fiscal, o chamado teto de gastos”, disse ele, mencionando o artigo “Uma solução para os precatórios”, publicado no Estadão.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF