De volta 'pra' casa

Pesquisadora diz que violência no Líbano revela profunda crise social

Muna Omran comenta ataques a manifestantes em Beirute


15/10/2021 17h37

Ouça a entrevista com Muna Omran!


Nesta quinta-feira (14), seis pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas em Beirute, capital do Líbano. Um grupo armado disparou contra manifestantes dos movimentos islâmicos Hezbollah e Amal que exigiam a destituição do juiz Tarek Bitar, responsável pelo processo da explosão que aconteceu no porto da cidade em agosto de 2020.

A professora Muna Omran, cofundadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio, afirmou no De Volta Pra Casa que esses ataques revelam uma profunda crise social no país.

“O Líbano tem passado por uma crise, mais ou menos, desde 2013”, observou a pesquisadora. Segundo ela, problemas econômicos como os que surgiram em 2015 não eram vistos desde a guerra civil.

Muna ainda disse que o país tem uma estabilidade muito frágil e que isso afeta diretamente os acordos internacionais: “O problema nesses acordos é a falta de confiança na classe política. O país já recebeu muita ajuda”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF