“O autocrata nunca se aposenta”, afirma Oliver Stuenkel
Professor analisa o avanço da extrema-direita no mundo
29/10/2021 18h33
Ouça a entrevista com Oliver Stuenkel!
A ascensão da extrema-direita no Brasil e no mundo preocupa os defensores da democracia. Para discutir o fenômeno, o De Volta 'Pra' Casa convidou o professor Oliver Stuenkel, do curso de Relações Internacionais da FGV-SP, que publicou o artigo "Como tirar um autocrata do poder" na revista Piauí.
A partir da imagem do ex-presidente da República Tcheca Andrej Babis, que deixou o poder no início do mês, o especialista descreve as características dos políticos que praticam, entre outras coisas, o forte nacionalismo, a xenofobia, os ataques a instituições e o negacionismo climático.
Segundo Stuenkel, o país europeu percebeu que, se Babis fosse reeleito, ele poderia fragilizar seu sistema político: “a reeleição seria o fim da democracia tcheca”.
“O autocrata nunca se aposenta”, afirmou. “Muitas vezes, essas lideranças buscam continuar por meio dos filhos”, disse ele apontando para uma maneira de driblar os limites das constituições.
O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS