João Gilberto foi o “divisor de águas” da música brasileira, afirma Ercília Lobo
Companhia das Letras lança “Amoroso”, biografia do músico escrita por Zuza Homem de Mello
08/11/2021 16h42
Ouça a entrevista com Ercília Lobo!
No quadro "Com a Palavra, o Livro" da última sexta-feira (5), o tema foi o cantor, compositor e violonista João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, criador da bossa nova e reverenciado no mundo inteiro, que ganhou uma biografia escrita pelo pesquisador musical Zuza Homem de Mello.
Em entrevista ao De Volta 'Pra' Casa, a produtora cultural Ercília Lobo, viúva de Zuza, falou sobre "Amoroso", primeira obra biográfica dedicada ao músico. Segundo ela, o autor reconstrói a trajetória musical de João Gilberto, desmistificando a imagem de que o músico era “estrela”. “Simplesmente, ele era o divisor de águas da música brasileira”, afirmou.
A produtora contou ainda sobre o início da amizade de Zuza e João Gilberto em meio ao lançamento do álbum que dá título ao livro: “Zuza ouviu antes de todo mundo as faixas do disco Amoroso”.
O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS