De volta 'pra' casa

“Haverá grandes desafios”, afirma especialista sobre novo governo da Alemanha

Professor de Política Internacional da UERJ, Paulo Velasco Júnior fala sobre expectativas para mandato de Olaf Scholz


09/12/2021 18h24

Ouça a entrevista com Paulo Velasco Júnior:


Nesta quarta-feira (08), o governo alemão transferiu o poder de Angela Merkel ao social-democrata Olaf Scholz. Para entender os próximos passos do novo chanceler, Alexandre Machado conversou com o professor de Política Internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Paulo Velasco Júnior.

“Meu sentimento é que haverá grandes desafios”, avaliou Velasco Júnior sobre a entrada de Scholz após a liderança de 16 anos de Merkel. “Qualquer mudança depois de um período tão longo [...] por si só cria um desafio para quem a sucede”, completou.

Citando a coalizão dos partidos Social-Democrata (SPD), Verde e Democrático (FDP) Liberal, o professor destacou que Scholz terá que conciliar programas distintos: “Esse é um grande desafio em um momento em que a Alemanha e a Europa enfrentam problemas bastante graves, a pandemia é apenas um deles”.

O SPD tem uma agenda voltada a políticas sociais, pontuou o especialista. Já se trabalha, por exemplo, com a possibilidade de aumento do salário mínimo alemão.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF