De volta 'pra' casa

“Modernidade em preto e branco” traz visão não elitista do modernismo brasileiro

O livro de Rafael Cardoso aborda os movimentos artísticos sob uma nova perspectiva e ressignifica a Semana de 22


31/01/2022 17h46

Ouça a entrevista com Rafael Cardoso:


No De Volta ‘Pra’ Casa da última sexta-feira (28), o historiador de arte Rafael Cardoso foi convidado para a coluna “Com a Palavra, o Livro” para falar do lançamento de “Modernidade em preto e branco”.

A obra traz movimentos artísticos e culturais da história do país sobre uma perspectiva não elitista, além de fazer uma análise crítica da Semana de Arte Moderna de 1922. Ao afirmar que o Brasil não é apenas a cultura erudita, o autor disse que “o livro olha para o carnaval, para o crescimento das favelas, para a questão do sertão”.

No livro, Cardoso ironiza o termo “modernismo” associado à Semana de 22. Para ele, há uma multiplicidade de modernismos e resumir um período histórico à Semana é ultrapassado. Ao ressaltar que a cultura fora do estado de São Paulo não era valorizada até que a elite decidiu explorar o resto do país, ele afirmou que a burguesia paulista "não tinha noção do Brasil profundo”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças