De volta 'pra' casa

“Mesmo que a paz seja mantida, a forma como ela foi construída é inaceitável”, diz Felipe Loureiro sobre tensão na Ucrânia

Para o professor de Relações Internacionais da USP, trata-se da maior crise militarizada entre grandes potências desde a Guerra Fria


11/02/2022 17h48

Ouça a entrevista com Felipe Loureiro:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta quinta-feira (10), Alexandre Machado conversou com o professor do Instituto de Relações Internacionais da USP Felipe Loureiro sobre a crise na Ucrânia e o posicionamento dos países envolvidos.

Segundo Loureiro, o caminho da diplomacia parecia próximo, mas as últimas notícias não são boas. Para ele, os Estados Unidos estão fazendo o que podem e até colocaram em prática "uma diplomacia arriscada ao denunciar a Rússia”. A tática foi tentar antecipar alguma ação agressiva de Moscou, mas as divisões na União Europeia representam um desafio.

Enquanto a Grã-Bretanha atua junto ao país norte-americano, a Alemanha não se posiciona de forma clara sobre possíveis sanções econômicas e como reagir no caso de uma invasão russa. Já a França parece muito mais aberta ao diálogo, fazendo concessões, indicando que a Ucrânia não poderia se filiar à Otan.

“Independentemente de uma guerra eclodir, estamos falando da primeira grande crise militarizada entre grandes potências desde a Guerra Fria”, afirmou Loureiro. O especialista disse que, mesmo que a paz seja mantida, a forma como ela foi construída é problemática e inaceitável.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças