De volta 'pra' casa

“Mesmo que a paz seja mantida, a forma como ela foi construída é inaceitável”, diz Felipe Loureiro sobre tensão na Ucrânia

Para o professor de Relações Internacionais da USP, trata-se da maior crise militarizada entre grandes potências desde a Guerra Fria


11/02/2022 17h48

Ouça a entrevista com Felipe Loureiro:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta quinta-feira (10), Alexandre Machado conversou com o professor do Instituto de Relações Internacionais da USP Felipe Loureiro sobre a crise na Ucrânia e o posicionamento dos países envolvidos.

Segundo Loureiro, o caminho da diplomacia parecia próximo, mas as últimas notícias não são boas. Para ele, os Estados Unidos estão fazendo o que podem e até colocaram em prática "uma diplomacia arriscada ao denunciar a Rússia”. A tática foi tentar antecipar alguma ação agressiva de Moscou, mas as divisões na União Europeia representam um desafio.

Enquanto a Grã-Bretanha atua junto ao país norte-americano, a Alemanha não se posiciona de forma clara sobre possíveis sanções econômicas e como reagir no caso de uma invasão russa. Já a França parece muito mais aberta ao diálogo, fazendo concessões, indicando que a Ucrânia não poderia se filiar à Otan.

“Independentemente de uma guerra eclodir, estamos falando da primeira grande crise militarizada entre grandes potências desde a Guerra Fria”, afirmou Loureiro. O especialista disse que, mesmo que a paz seja mantida, a forma como ela foi construída é problemática e inaceitável.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF