De volta 'pra' casa

Felipe Loureiro diz que guerra na Ucrânia é irreversível e critica discurso de Putin

O professor da USP indicou que o líder russo é imperialista e pontuou os cuidados que Moscou deve tomar para o conflito não chegar à Otan


24/02/2022 18h49

Ouça a entrevista com Felipe Loureiro:


A situação da Ucrânia piorou nos últimos dias e não há uma expectativa de melhora na escalada da crise. Para o De Volta ‘Pra’ Casa desta quarta-feira (24), Alexandre Machado convidou Felipe Loureiro, professor do Instituto de Relações Internacionais da USP, para falar sobre o assunto.

De acordo com ele, o discurso do presidente russo, Vladimir Putin, foi o grande divisor de águas para identificar a gravidade do conflito. Isso porque o líder disse que a Ucrânia não é legítima, mas artificial, e deixou entendido que a única forma do país existir é fazendo parte da Rússia. Além disso, Loureiro pontuou que a fala de Putin foi praticamente um ultimato ao governo ucraniano, pois incitou a desmilitarização e pressionou Kiev a um acordo que garanta que não fará parte da Otan.

Sobre a possibilidade de uma Guerra Mundial, o professor disse que a liderança russa é racional o suficiente para manter isso restrito à Ucrânia, pois a chegada da guerra a um território da Otan envolveria um conflito muito maior. Apesar de não acreditar que a crise avançará para outras regiões, ele afirmou que “quando você inicia um conflito, não sabe quais serão as consequências”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF