Putin surpreendeu especialistas, mas “tomar Kiev não vai ser tão fácil quanto ele imaginou”, afirma Gunther Rudzit
O professor de Relações Internacionais da ESPM analisou a crise da Ucrânia e as sanções anunciadas pelas potências europeias
28/02/2022 16h24
Ouça a entrevista com Gunther Rudzit:
A invasão russa à Ucrânia surpreendeu muitos analistas que não acreditavam na possibilidade de uma guerra. No De Volta ‘Pra’ Casa da última sexta-feira (28), Alexandre Machado conversou com Gunther Rudzit, cientista político e professor de Relações Internacionais da ESPM-São Paulo, sobre o assunto.
De início, Rudzit achava que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, faria uma operação militar limitada a duas províncias separatistas e não avançaria para o resto do país, pois, até então, era entendido que o objetivo era apenas pressionar o Ocidente. Porém, depois do ataque em larga escala, o professor considera a hipótese de que o líder russo quer derrubar o governo ucraniano e colocar no poder alguém que se submeta aos seus interesses.
“Ele não vai conseguir controlar esse país, tudo indica que tomar Kiev não vai ser tão fácil quanto ele imaginou”, afirmou o cientista político, apontando que derrotar militarmente pode ser fácil, mas controlar não.
Sobre as sanções contra Moscou, ele afirmou que Putin vem se preparando há anos para a possibilidade de uma guerra. A questão da Alemanha é um exemplo de que o movimento foi calculado. “Não é à toa que ele fez tudo isso no inverno, que aumenta a dependência do gás”, disse Rudzit sobre o porquê de Berlim não ter anunciado nenhuma punição.
O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS