De volta 'pra' casa

Felipe Loureiro caracteriza sanções contra Rússia como uma “verdadeira guerra financeira”

O professor de Relações Internacionais da USP comentou os últimos desdobramentos da crise na Ucrânia


01/03/2022 17h51

Ouça a entrevista com Felipe Loureiro:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (28), Alexandre Machado conversou com Felipe Loureiro, professor de Relações Internacionais da USP, sobre a capacidade de defesa da Ucrânia em meio à guerra e o posicionamento da Europa e dos Estados Unidos.

Ele explicou que “a resistência ucraniana não era esperada pelos russos, no sentido de ser tão bem-sucedida”. O professor demonstrou preocupação com a hipótese da força da Ucrânia servir de estímulo para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, agir de maneira ainda mais feroz, o que poderia causar uma catástrofe humanitária.

Além disso, a ajuda militar oferecida por Washington e países europeus à Kiev levou Putin a colocar em alerta suas forças nucleares, o que configura “um contexto muito dramático, globalmente falando”.

Sobre as sanções contra Moscou, Loureiro afirmou que as nações ocidentais tomaram medidas sem precedentes: “A gente está falando de uma economia gigantesca e, basicamente, os países do Ocidente estão fechando a possibilidade de acesso ao sistema financeiro internacional. [...] É uma verdadeira guerra financeira”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF