De volta 'pra' casa

Felipe Loureiro critica postura da Rússia em rodada de negociações com Ucrânia: “Absolutamente aterrorizante”

O professor de Relações Internacionais não acredita na possibilidade de um acordo e destacou as condições desumanas em Mariupol


08/03/2022 19h11

Ouça a entrevista com Felipe Loureiro:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (07), Alexandre Machado conversou com Felipe Loureiro, professor de Relações Internacionais da USP, sobre os últimos acontecimentos da guerra na Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está tentando entrar em um acordo com o líder russo, Vladimir Putin, para pôr fim ao conflito. Após a terceira rodada de negociações, Moscou anunciou um cessar-fogo para permitir a saída de civis por corredores humanitários que, segundo Loureiro, não fazem sentido, pois o destino seria a Rússia ou o aliado Belarus. “É muito difícil imaginar que as conversas que vão acontecer na quinta-feira vão dar algum resultado prático”, comentou ele sobre a próxima reunião.

“É lamentável e absolutamente aterrorizante você ter tido negociações para um cessar-fogo nas cidades que estão cercadas pelos russos”, disse. O professor de Relações Internacionais explicou que a situação da cidade de Mariupol é a pior, pois as pessoas estão sem água, sem energia, sem alimentos e sem remédios em um “frio desumano”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças