De volta 'pra' casa

Cientista político critica ministro da Justiça e Bolsonaro por medalha do mérito indigenista: “Fere a integridade dos indígenas”

Marco Aurélio Nogueira pontuou o desserviço da gestão atual e a estratégia pensada para o ano eleitoral


17/03/2022 18h44

Ouça a entrevista com Marco Aurélio Nogueira:


Ironicamente, o presidente Jair Bolsonaro recebeu do ministro da Justiça, Anderson Torres, a medalha do mérito indigenista, que reconhece os serviços de proteção e defesa das comunidades indígenas. No De Volta ‘Pra’ Casa desta quarta-feira (17), Alexandre Machado conversou com Marco Aurélio Nogueira, cientista político e professor da Unesp, sobre o assunto.

O professor explicou que essa foi “mais uma manobra do presidente da República para tentar ganhar uma visibilidade”. Segundo ele, a estratégia mostra com clareza como o ministro está a favor das pretensões de Bolsonaro, que tenta limpar a imagem negativa em ano eleitoral. O cientista político questionou como é possível um chefe de Estado que passou 3 anos hostilizando os povos originários receber a honraria.

“Fere a integridade dos indígenas, fere a integridade das matas brasileiras, da nossa natureza e fere a nossa reputação internacional”, disse Nogueira sobre a gestão atual. Ele disse que a ação teve como objetivo desviar a atenção da população de questões essenciais e desmoralizar a soberania do Estado brasileiro.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF