De volta 'pra' casa

“Não vejo como a Ucrânia voltar a ser o país que era antes da guerra”, diz Gunther Rudzit

Professor de Relações Internacionais da ESPM fala sobre negociações para cessar-fogo


18/03/2022 17h51

Ouça a entrevista com Gunther Rudzit:


Em busca de uma saída para a guerra na Ucrânia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu com o colega chinês Xi Jinping na última sexta-feira (18), mas o cenário ainda é muito pessimista. Para falar sobre o assunto, Alexandre Machado conversou com o professor de Relações Internacionais da ESPM Gunther Rudzit.

Segundo ele, pelo histórico da Rússia e pelos esforços atuais, tudo indica que a estratégia é não recuar: “Se conseguirem efetivar os corredores humanitários para a maior parte da população sair, eu já acho que vai ser um grande avanço”.

Para o professor, o presidente russo, Vladimir Putin, já percebeu que dominar o território ucraniano não é uma opção. Diante disso, Moscou pode tentar controlar a parte leste do país, instaurando um governo fantoche, e tornar o restante um Estado disfuncional. “De qualquer forma, não vejo como a Ucrânia voltar a ser o país que era antes da guerra”, afirmou Rudzit.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF