De volta 'pra' casa

Para Carlos Gustavo Poggio, não há espaço para negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Segundo o professor, o exército russo não avança e recorre a bombardeios


21/03/2022 16h58

Ouça a entrevista com Carlos Gustavo Poggio:


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reuniu com o colega chinês Xi Jinping para pensar em uma solução para o conflito entre o russo Vladimir Putin e o ucraniano Volodymyr Zelensky. Sobre este assunto, Alexandre Machado conversou com o doutor em Relações Internacionais Carlos Gustavo Poggio, professor da FAAP.

Segundo o especialista, apesar dos esforços diplomáticos da comunidade internacional, ainda não há espaço para negociações de paz. “O exército [russo] tem dificuldade do ponto de vista logístico e recorre com certa facilidade ao uso de bombas, até mesmo de forma indiscriminada”, observa o professor, mencionando explosivos proibidos pelas convenções de guerra.

“O Putin tem sido um líder popular na Rússia, mas os sinais que nós temos da sociedade russa são de fragmentação”, diz Poggio se referindo à divisão de opiniões sobre a invasão à Ucrânia. Ele aponta que a guerra aumentou a sensação de autoritarismo em Moscou e que nem todos acessam as notícias, como os jovens com maior nível social que se informam por meio de outras fontes.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF