De volta 'pra' casa

A tortura é o pior dos crimes, afirma jurista sobre gravações do STM na ditadura

Belisário dos Santos Jr. disse que os generais tinham ciência da violência cometida durante o período


19/04/2022 19h18

Ouça a entrevista com Belisário dos Santos Jr.:


A jornalista Miriam Leitão divulgou gravações exclusivas de sessões do Superior Tribunal Militar na época da ditadura que comprovaram que os ministros militares sabiam das torturas que aconteciam nos porões do autoritarismo. Para conversar sobre o assunto, Alexandre Machado convidou o jurista Belisário dos Santos Jr., um dos fundadores da Comissão Arns, para o De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (19).

Segundo ele, é claro que os generais sabiam o que estavam acontecendo na época, mas o impressionante é a oficialidade atual, que não participou dos acontecimentos, assumir o compromisso com a repressão, pedindo a volta da ditadura e apoiando o presidente Jair Bolsonaro, que sempre debocha de pessoas que sofreram no período. Ao pontuar que a própria jornalista que fez a denúncia foi uma das vítimas da violência, ele disse que “a tortura é pior do que o homicídio, degrada a pessoa. [...] É o pior dos crimes”.

Sobre a ordem do dia publicada em 30 de março, assinada pelo então ministro da Defesa, Braga Netto, que afirma que o golpe de 64 gerou o fortalecimento da democracia, Belisário disse que é uma mentira e lembrou que o Congresso Nacional foi fechado duas vezes, parlamentares desapareceram e membros da polícia militar e pessoas que não tinham nada a ver com a política foram mortas. “A violência não tem cara, não tem cheiro, só era comandada a partir dos gabinetes presidenciais, hoje se sabe. [...] Era uma cadeia de comando. O desaparecimento de pessoas do regime era comandado ”.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF