De volta 'pra' casa

Fala de Lavrov sobre Hitler ter sangue judeu é erro grosseiro e inaceitável, diz Paulo Velasco Jr.

O professor da UERJ chamou a situação de lamentável e disse que a afirmação foi canalha


03/05/2022 19h00

Ouça a entrevista com Paulo Velasco Jr.:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (02), Alexandre Machado conversou com Paulo Velasco Jr., professor de Política Internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sobre as últimas movimentações na guerra da Ucrânia e a fala problemática do ministro das Relações Externas da Rússia, Serguei Lavrov, sobre Hitler ter ancestralidade judaica.

O especialista explicou que, do ponto de vista geopolítico estratégico, o objetivo russo sempre foi conquistar a cidade de Mariupol a fim de fazer uma ligação por terra entre as regiões de Donbass e a península da Crimeia para ter o controle das zonas portuárias. “Cenas absolutamente dramáticas que certamente apontam para uma violação gravíssima do Direito Internacional Humanitário”, afirmou sobre a região da usina Azovstal. Segundo ele, este é um espaço crucial para a sobrevivência do povo ucraniano e os impactos serão severos para o país.

Sobre a fala de Lavrov, Velasco disse que foi um “erro histórico grosseiro e inaceitável, não combina com a imagem do diplomata”, pois não existe qualquer fator que comprove que Hitler era descendente de judeus. O professor pontuou que a pior forma de racismo contra os judeus é acusá-los de antissemitismo, que é exatamente o que fez o porta-voz do Kremlin.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF