De volta 'pra' casa

“Passos Largos”, uma mistura de choro e jazz, é novo álbum de Samuel Pompeo

O trabalho é resultado de uma pesquisa sobre a evolução do choro, objeto da tese de doutorado do músico


04/05/2022 18h15

Ouça a entrevista com Samuel Pompeo:


Terça-feira é dia de “Música da Semana” no De Volta ‘Pra’ Casa. Na edição deste dia 03, Alexandre Machado conversou com o compositor e saxofonista Samuel Pompeo sobre seu mais novo álbum, “Passos Largos”.

O projeto surgiu a partir do estudo do artista sobre choro e jazz. Ele disse que usou a pesquisa acadêmica para produzir o álbum, que virou sua tese de doutorado. Acompanhado dos músicos Dino Barioni (guitarra), Sidney Ferraz (piano), Gustavo Boni (contrabaixo acústico) e Paulinho Vicente (bateria), Pompeo faz um intercâmbio dos ritmos sem abandonar as características harmônicas da cena jazzística e une o repertório de grandes compositores dos gêneros.

Pompeo contou que não queria fazer um trabalho autoral totalmente ligado ao jazz e queria incluir o choro não tradicional sem descartar a vivência na música de concerto. “Esse disco representa uma possibilidade de visão de como fazer música. [...] São as minhas experiências musicais”, afirmou. A música da semana é a faixa-título “Passos Largos”, uma composição de Samuel Pompeo com interpretação de seu quinteto.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF