De volta 'pra' casa

“Linguagem da destruição: a democracia brasileira em crise” traz análise e impactos do bolsonarismo

O livro foi escrito por Newton Bignotto junto com Heloisa Starling e Miguel Lago


09/05/2022 18h23

Ouça a entrevista com Newton Bignotto:


Toda sexta-feira é dia da coluna “Com a palavra, o livro”. No último dia 06, Alexandre Machado conversou com Newton Bignotto, doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre o lançamento de “Linguagem da destruição: a democracia brasileira em crise”, publicado em parceria com a historiadora Heloisa Starling e o cientista político Miguel Lago.

A obra investiga os movimentos reacionários no Brasil, a ascensão do bolsonarismo e os impactos dos ataques antidemocráticos. Em sua parte, Bignotto traz uma análise dos conceitos da teoria política empregados para definir o governo Bolsonaro e suas matizes ideológicas.

Ele contou que para escrever recorreu a Érico Benício, que traça o perfil dos movimentos de derrubada da democracia na América Latina e de corrupção das instituições. “Trata-se disso, podemos aprender com o passado, mas o grande desafio é pensar o presente. [...] Isso foi o que nós tentamos enfrentar no livro, conversarmos com o nosso passado para trazer o presente”, afirmou.

Além da sugestão do programa de “Linguagem da destruição: a democracia brasileira em crise”, Bignotto indicou para os ouvintes do De Volta ‘Pra’ Casa a leitura de “Maquiavelianas: lições de políticas republicanas”, que tem autoria de Sérgio Cardoso, professor da USP.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças