De volta 'pra' casa

“Linguagem da destruição: a democracia brasileira em crise” traz análise e impactos do bolsonarismo

O livro foi escrito por Newton Bignotto junto com Heloisa Starling e Miguel Lago


09/05/2022 18h23

Ouça a entrevista com Newton Bignotto:


Toda sexta-feira é dia da coluna “Com a palavra, o livro”. No último dia 06, Alexandre Machado conversou com Newton Bignotto, doutor em Filosofia e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre o lançamento de “Linguagem da destruição: a democracia brasileira em crise”, publicado em parceria com a historiadora Heloisa Starling e o cientista político Miguel Lago.

A obra investiga os movimentos reacionários no Brasil, a ascensão do bolsonarismo e os impactos dos ataques antidemocráticos. Em sua parte, Bignotto traz uma análise dos conceitos da teoria política empregados para definir o governo Bolsonaro e suas matizes ideológicas.

Ele contou que para escrever recorreu a Érico Benício, que traça o perfil dos movimentos de derrubada da democracia na América Latina e de corrupção das instituições. “Trata-se disso, podemos aprender com o passado, mas o grande desafio é pensar o presente. [...] Isso foi o que nós tentamos enfrentar no livro, conversarmos com o nosso passado para trazer o presente”, afirmou.

Além da sugestão do programa de “Linguagem da destruição: a democracia brasileira em crise”, Bignotto indicou para os ouvintes do De Volta ‘Pra’ Casa a leitura de “Maquiavelianas: lições de políticas republicanas”, que tem autoria de Sérgio Cardoso, professor da USP.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF