De volta 'pra' casa

Marco Aurélio Nogueira comenta ataques de Bolsonaro às urnas eletrônicas

O cientista político disse que o momento sugere uma crise institucional e reforçou a importância de defender a democracia


10/05/2022 18h28

Ouça a entrevista com Marco Aurélio Nogueira:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta segunda-feira (09), Alexandre Machado conversou com o cientista político Marco Aurélio Nogueira, professor titular aposentado da Unesp, sobre os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao Tribunal Superior Eleitoral e às urnas eletrônicas.

Nogueira explicou que o cenário sugere a armação de uma crise institucional e há atores que não deveriam se intrometer, como as Forças Armadas, que não são um poder de Estado. “Os três grandes Poderes acabam tendo que administrar a presença de um ator que não é um ator qualquer, [...] isso tudo é bastante complicado”, afirmou.

O cientista político disse que o ideal seria promover um reforço da unidade democrática para a defesa da Constituição. Segundo ele, a investida contra o TSE é inaceitável e o Brasil nunca apresentou problemas com relação à urna eletrônica, a não ser quando Bolsonaro questionou a própria eleição dele: “Foi um blefe”. Ele ainda pontuou que pelo menos o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, cumpre bem o papel que cabe ao chefe do Legislativo.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF