De volta 'pra' casa

Francisco Bosco lança livro que faz análise do cenário político do Brasil

“O diálogo possível: Por uma reconstrução do debate público brasileiro” fala sobre as fraturas na identidade do país


16/05/2022 19h09

Ouça a entrevista com Francisco Bosco: 


Toda sexta-feira é dia da coluna “Com a palavra, o livro” no De Volta ‘Pra’ Casa. Na edição do último dia 13, Alexandre Machado conversou com o ensaísta Francisco Bosco, doutor em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para falar de seu mais novo livro, “O diálogo possível: Por uma reconstrução do debate público brasileiro”.

A obra faz uma análise do cenário político do Brasil nos últimos anos e da eleição do presidente Jair Bolsonaro com falas problemáticas e antidemocráticas. Bosco identifica duas fraturas na identidade brasileira, a da própria democracia e a da cultura popular. Segundo ele, esses dois pilares foram prejudicados, o que resultou em um rastro de ressentimento e violência.

“Eu considero que desde 2013, que foi um marco na nossa experiência social e institucional, muitas pessoas no Brasil fizeram a descoberta de ter uma identidade política e ideológica”, disse o escritor. Ele explicou que a construção dessa identidade é um fenômeno psíquico de muitas consequências e difícil reversão e que causa benefícios narcísicos.

O autor também indicou para os ouvintes a leitura de “O Século do Populismo: história, teoria e crítica”, de Pierre Rosanvallon.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF