De volta 'pra' casa

A crise climática é uma realidade, não uma possibilidade, diz Pedro Côrtes

O professor de Ciência Ambiental da USP comentou o alerta da ONU sobre a intensificação das mudanças no clima e culpou a classe política por negligência


19/05/2022 19h24

Ouça a entrevista com Pedro Côrtes:


No De Volta ‘Pra’ Casa desta quarta-feira (18), Alexandre Machado conversou com Pedro Côrtes, professor do Programa de Pós-Graduação de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP, para falar sobre o alerta da ONU para a intensificação da crise climática.

A Organização Mundial Meteorológica divulgou que os últimos 7 anos foram os mais quentes do planeta, sendo os níveis de temperatura e acidez nos mares os maiores já registrados na história da humanidade. Côrtes explicou que o aquecimento global causa um aumento de energia nos oceanos que passa para a atmosfera, fazendo com que fenômenos naturais raros aconteçam com mais frequência. “Um ciclone que normalmente ocorreria nesta época do ano passa a se comportar como se fosse um furacão, só não é furacão porque esse é formado por água aquecida e neste momento o Atlântico Sul está com temperaturas baixas”, explicou, se referindo ao desastre no Rio Grande do Sul.

“As mudanças climáticas não são mais uma possibilidade, nós já estamos lidando com elas no nosso cotidiano”, disse o professor. Ele pontuou que é necessária uma medida da classe política para conter essas mudanças do clima, que estão se impondo cada dia mais.

O De Volta 'Pra' Casa, com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda a sexta-feira, às 18h, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF